domingo, 25 de outubro de 2009

Conflitos

figura de Gabriel Ferreira.


Há um tempo que gostaria de ter escrito aqui no blog sobre novos acontecimentos da vida. Para alguém que vivia a vida em "STOP" ou, no máximo, em "SLOW MOTION", eu sinto que evoluí. Ou melhor, a realidade ao meu redor tem se modificado, fazendo-me levantar logo cedo, com a cabeça a mil, pensando nas muitas coisas que tenho a fazer no dia.


Eu amo essa agitação para falar a verdade. Estava sentindo falta dessa adrelina na minha vida. Trabalho, vida acadêmica, turbilhões da vida amorosa.... Há quem reclame de tanta coisa por fazer e de tantas emoções que são sentidas ao mesmo tempo, mas eu tenho de agradecer.


Iniciei a pós e já tenho um milhão de livros e artigos para ler.


Assumi algumas aulas temporárias numa faculdade. Não importa! É gratificante falar, ensinar, expôr ideias... Eu cheguei à conclusão de que amo a academia e não posso viver muito tempo longe dela.


Comecei a trabalhar em alguns projetos de consultoria. Nunca pensei que viria a ter contato com isso, na verdade, mas estou achando muito bom. Eu precisava ventilar o ar rarefeito da minha experiência profissional até então muito focada. E, acima de tudo, eu precisava respirar novos ares, pois a idéia do estudo para concurso como única ocupação da minha vida, estava me deixando no limite entre a razão e a loucura.


E, por fim, novos desafios se colocaram na minha relação amorosa. Como é bom saber que Deus está no comando e de exercitar a minha até então enferrujada capacidade de lidar com conflitos. Mesmo que eu não me sinta na minha melhor forma para isso, como é bom sentir que começo a lidar melhor com os conflitos, que me sinto mais racional....


Sabe qual o nosso problema? Pode parecer um pouco filosofia de botequim, mas é a conclusão inevitável com a qual todos os que querem ter contato com a verdade das coisas se deparam algum dia na vida: nós somente enxergamos os conflitos como enfermidades, algo a ser sanado e extirpado pela raiz de nossas vidas. No fundo, todo o esforço que nós fazemos é para aparar as ervas daninhas dos conflitos que nascem em nosso solo, de modo a deixá-lo plano, viçoso e saudável. Colocamos a lente de um mundo tingido por cores alegres e quase nunca tiramos esses óculos...


Mas, na verdade, isso só está no imaginário humano. O mundo é tingido por preto, cinza e suas variações e esse é um fato que devemos encarar. Uma vida sem conflitos é como uma não-vida. O conflito está aí. Fazemos de tudo para nos livramos dele, mas a ele não precisa ser atribuída uma conotação cancerígena. Pode ser que ele nos leve a morte, mas a própria morte faz parte do ciclo da vida.


É preciso deixar conflitar valores e sentimentos em nós,...

É preciso deixar morrer muitas coisas...

É preciso enfrentar o luto e chorar cada lágrima que temos para chorar...

É preciso sofrer a intensidade das dores da morte...

É preciso se despedir e se despreender...


Tudo isso para que um novo ciclo se inicie em nossas vidas.

Para que a gente enxergue o nascer e o pôr do sol de maneiras diferentes das que víamos...

Para que mudemos as lentes através das quais enxergamos o mundo...

Para que a gente intensifique o amor ou passe a amar de uma forma inédita...

Para que a gente encare as coisas que até então nos amedrontavam...


E então, sentiremos novas dores; choraremos por outras coisas, apegaremo-nos temporariamente a sentimentos, coisas e situações diferentes... E um novo ciclo se deflagrará.


Qual a graça de viver se é para a gente viver sempre e do mesmo modo as mesmas coisas?!


Hoje, apesar de todos os conflitos e do stress, é um lindo dia.

Um comentário:

  1. Pois é verdade, meu amor...
    Nesse mundo teremos conflitos, aflições, dores...
    O que posso te garantir é q
    quanto mais nos aproximarmos de Deus, mais fortes seremos!
    Eu te amo, na calmaria e na tribulação...
    Bjux intermináveis!

    ResponderExcluir